Chamamos de “presença digital” ou “presença online” a forma como uma marca se posiciona nos meios digitais e como ela utiliza seus canais na internet para construir relevância, credibilidade e relacionamento com os consumidores.
Já tornou-se uma prática comum entre os consumidores buscar na internet empresas e produtos de seu interesse, compará-los e então escolher a melhor opção.
A facilidade de encontrar empresas e produtos de seu interesse na web, tornou o ambiente digital a principal ferramenta usada pelos consumidores para conhecer nova opções de negócios.
Para Tercio Strutzel, especialista em Presença Digital, quando empresas e produtos não são facilmente encontrados na internet, a percepção que o consumidor tem é de que eles nem existem.
Já imaginou se todos que precisassem de algum produto, tivessem que se deslocar até o estabelecimento? Dificilmente compraríamos produtos importados, por exemplo.
Entender o quanto a presença digital é vantajosa para a sua marca é o primeiro passo. Agora, é preciso saber como criar uma presença digital para garantir uma boa visibilidade e ter uma boa reputação perante seu público.
O que ajuda a empresa marcar presença no meio digital?
Muitos empreendedores acreditam que para garantir uma boa visibilidade na web é preciso estar presente em todos os ambientes digitais possíveis. O que não é verdade, o importante é garantir presença nos canais onde o público-alvo mais interage.
Para isso, é importante conhecer as 3 variações de mídia que existem:
Mídia Paga – consiste no investimento em anúncios para aumentar o alcance de sua marca e ganhar destaque em relação aos concorrentes. Exemplos disso são: links patrocinados, anúncios ou banners em blogs e sites, publicações promovidas no Instagram e Facebook, entre outros. Quem não tem muita familiaridade com esse processo acredita até que essa é uma forma “errada” de ganhar visibilidade no meio digital, enquanto na verdade se trata de uma possibilidade das marcas alcançarem o reconhecimento que desejam.
Mídia Própria – todo conteúdo produzido, monitorado e controlado pela sua marca, como perfis de redes sociais, blog e também o próprio site da empresa é considerado mídia própria. Para seguir com essa estratégia é importante estudar a concorrência, seu público-alvo, passando pelo objetivo da empresa.
Com conteúdos alinhados aos propósitos da sua empresa, fica muito mais fácil chamar a atenção de seu público-alvo, fazendo com que os usuários se tornem promotores da marca.
Mídia Espontânea – conhecida também como “mídia orgânica”, é a capacidade que sua marca tem em gerar engajamento do público por meio dos conteúdos produzidos sem que seja necessário algum tipo de pagamento. Por exemplo, comentários nos posts das redes sociais.
Você pode usar esses feedbacks recebidos nas redes, sejam eles positivos ou negativos, para coletar informações e melhorar seu produto/serviço.
Além disso, o monitoramento dos feedbacks é fundamental para que seja possível controlar comentários e avaliações negativas antes que possa prejudicar a reputação do negócio.
Uma das principais formas para conseguir mídia orgânica é por meio das estratégias de marketing:
Estratégias de marketing
Será que apenas criar contas nas redes sociais ou investir em anúncios é o suficiente? Com certeza não. Para garantir bons resultados é preciso, antes, definir objetivos e, com eles, definir suas estratégias de marketing digital.
Para cada objetivo, vi existir uma estratégia de marketing digital diferente. Conheça algumas destas estratégias e como elas ajudam na presença digital da sua marca.
Marketing de conteúdo
No marketing de conteúdo, a empresa cria e compartilha conteúdos gratuitos de interesse do seu público-alvo com o intuito de atrair potenciais clientes.
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair o público-alvo por meio de conteúdo educativos, como posts, ebooks, vídeos, white-papers, entre outros materiais.
Este tipo de marketing é considerado a principal estratégia de marketing, pois a partir dela você consegue sustentar e desdobrar as demais. Por exemplo, você pode usar a geração de conteúdos para direcionar o tráfego orgânico do site ou blog ou até mesmo aumentar a geração de leads qualificados.
A presença digital é essencial para as empresas nos dias de hoje, e várias estratégias podem ser adotadas para potencializar essa presença:
- SEO (Otimização de Mecanismos de Busca): ajuda a melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos dos buscadores, aumentando a visibilidade da empresa.
- Anúncios Pagos: permitem que a empresa promova seu conteúdo para um público específico, aumentando o alcance e a interação, sendo especialmente úteis para negócios iniciantes na construção de uma base de clientes.
- Inbound Marketing: b aseado na criação de conteúdo relevante para atrair organicamente o público-alvo, podendo ser combinado com investimentos em mídia para ampliar o alcance.
- Remarketing: Segmenta anúncios com base no comportamento de pesquisa dos usuários, aumentando as chances de conversão ao exibir mensagens relevantes para seus interesses.
Além disso, é fundamental utilizar os principais canais de marketing digital:
- Site: oferece informações relevantes sobre a empresa e seus produtos/serviços, além de facilitar a busca dos usuários através do Google Meu Negócio.
- Blog: é um canal para promover conteúdos de qualidade, demonstrando autoridade na área de atuação e educando o público sobre suas necessidades.
- Redes Sociais: permitem o engajamento do público com a marca, facilitando a comunicação e possibilitando a geração de novas oportunidades de negócios.
Os benefícios da presença online incluem o estabelecimento de autoridade no mercado, aumento da visibilidade da marca, eficiência na segmentação do público-alvo e a oportunidade de construir relacionamentos mais próximos e informais com os clientes.